segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Robôs da Antiguidade!!

Você acha que robôs e andróides são coisas da história moderna?! Mentiram pra você, tentativas de seres autômatos existem desde o Século XVI. Ou pelo menos achava-se isso! Arqueólogos e pesquisadores descobriram a pouco tempo, que uma máquina com características de autômato, foi concebida e construída no Século.........I !!!

Robô Grego: Show de Matéria da G1
Clique na imagem ou AQUI para acessar

Isso mesmo, um dos primeiros robôs do mundo foi feito na Grécia Antiga, e era movido a Grãos de Trigo. Nada de Cérebros artificiais de Silício, ou complicadas Redes Neurais. Pêndolos, cordas e grãos, eram suficientes para fazer a pequena geringonça cumprir rotinas básicas, como andar, parar e fazer percursos pré programados. Ao que indica, a máquina era usada para apresentar teatros diversos.

O portal G1, fez uma trabalho digno das mitologias gregas: A reportagem sobre um dos primeiros seres artificiais autômatos (robôs) conhecidos pela história, é de cair o queixo, com animações em Flash e 3D explicando tudo nos mínimos detalhes! Não deixe de conferir.

Só pra esclarecer:
Autômato segundo o dicionário: é uma máquina que, por meio de dispositivos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos, elétricos ou electrônicos, é capaz de imitar gestos, como os de corpos animados."
Andróide é: todo autómato de rosto humano ou aparência humana.

Voltando aos Robôs do mundo antigo:
Alguns dos primeiros Autômatos, não eram exatamente Andróides, alguns eram construidos a partir de animais elefantes.
A Caverna traz com exclusividade um vídeo que mostra o funcionamento do Pato de Vaucanson:


Construido por volta de 1750 a máquina conta com 4000 peças feitas artesanalmente!

Nos anos de 1769 e 1774, o relojoeiro Pierre Jaquet-Droz e seus filhos construíram 3 autômatos, entitulados a Musicista, o Desenhista e o Escritor, ainda funcionam e podem ser vistos no Musée d'Art et d'Histoire na Suíça.

Aotômatos de Jaquet-Droz: A moça realmente toca as teclas do instrumento.
Clique na imagem para ampliá-la

Muitos outros relojoeiros e cientistas construiram seus próprios autômatos, como: Vaucanson, Friedrich Von Knauss, o barão Von Kempelen, o abade Mical e Kintzing.


Oriente:
Um dos primeiros andróides da História é o Japonês Zashiki Karakuri, um bonequinho para servir chá documentado no Japão Feudal por volta do ano 1796.

Andróides japoneses: Complexos
Clique na imagem para ampliá-la

Este era construido à partir de peças de relojoaria ocidentais, porém haviam andróides movidos a areia, e até mesmo a Vapor (Ah Loco!).


A partir dai, Oriente e Ocidente divergiram quanto às pesquisas com máquinas.

Projeto do Karakuri: Faça o seu ;) Clique na imagem para ampliá-la

A Europa focaria-se mais em maquinário para facilitar a manufatura de bens, culminando na Revolução Industrial; já a Asia, principalmente o Japão, com sua obsessão pela vida artificial, aprofundaria os estudos com andróides, chegando a feitos incríveis como o ASIMO.

Por mais diferentes que sejam, as máquinas nunca deixaram de intrigar o homem. Até hoje elas são matéria prima para boa parte da ficção científica: vide Exterminador do Futuro e Matrix, ambos sucessos de bilheteria que tem o domínio da máquina sobre o homem como premissa básica.

Esse fascínio fica evidente com o exemplo do grupo de música eletrônica Kraftwerk, que mandou construir réplicas suas como andróides para substituí-los nos palcos.

Integrante do Kraftwerk: Autômatos nos palcos
Cique na imagem para ampliá-la

Não creio que as máquinas tomarão o mundo, mas estamos nos tornando tão dependente delas, que não sei se não chegaremos a um estado de "simbiose-mecânico-orgânica"!

Para manjar do assunto:
Sito sobre Autônomos
Karakuri
Matéria do portal G1

Um comentário:

anderson ribeiro disse...

esses robozinhos escrivãos parecem com brinquedos diante dos olhos do meu filho.

Postar um comentário